Conheça o Cursinho
Para além da sala de aula, o Cursinho Popular EACH USP vem fomentando o acesso ao Ensino Superior e oferecendo uma experiência pré-universitária para seus estudantes desde 2015. Saiba mais sobre nosso propósito e nossa história!


Missão
A missão do Cursinho Popular EACH-USP é democratizar o acesso ao ensino superior, sobretudo, às pessoas de baixa renda, de escola pública e/ou da Zona Leste da cidade de São Paulo, através da vivência e preparação pré-universitária gratuita e de qualidade.

Visão
Nossa visão é ser uma referência na democratização do acesso ao ensino superior através da educação popular, expandindo nossas ações para além da sala de aula, fomentando o desenvolvimento de um pensamento crítico, científico e cultural de todos os membros.

Valor
Os nossos valores estão centrados no comprometimento com a educação enquanto um meio para o exercício da cidadania, estimulando um ambiente democrático, inclusivo e diverso, com uma atuação responsável e transparente de todos os envolvidos no projeto.
Um pouco sobre a História do Cursinho
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP) surgiu efetivamente em 2005 enquanto um meio de “expandir as vagas do ensino superior público, e atender com qualidade às comunidades de baixa renda ao levar desenvolvimento social, econômico e cultural para a região.” (MELFI, “A USP na Zona Leste”). Sendo um campus marcado em sua gênese pela missão de democratização da educação gratuita e de qualidade.
Após 10 anos de fundação da EACH, em 2015, houve o nascimento do projeto Cursinho Popular EACH USP, fruto da ideia de alunos da universidade que viram no campus a oportunidade de fomentar o acesso ao ensino superior desde sua gênese, oferecendo aulas e materiais gratuitos e de qualidade para estudantes em estado de vulnerabilidade social, sobretudo, moradores da Zona Leste de São Paulo.


Para além da educação, o diferencial não foi somente oferecer as ferramentas necessárias para impulsionar as chances de ingresso ao ensino superior, mas também a experiência pré-universitária para esses estudantes, mostrando que a educação é sim um grande catalisador de mudanças e reafirmando o projeto inicial do campus de proliferar de leste a oeste uma educação inclusiva, democrática e de qualidade.
Assim surgiu o Cursinho! Que hoje conta com mais de 200 aprovações, sendo 80% (nos últimos 5 anos) somente em universidade públicas! O projeto conta com o trabalho voluntário de docentes, plantonistas e membros do administrativo, comprometidos em valorizar e reconhecer o aluno para além da sala de aula, contribuindo para a formação social, cultural e científica de todos que buscam na educação um meio de melhor exercer a sua cidadania.